São diversas as situações do cotidiano em que precisamos expor adequadamente nossas ideias. Para isso, é necessário organizá-las, a fim de que nossos interlocutores ou leitores compreendam tudo que for apresentado.
Essa necessidade é especialmente importante em determinados contextos, por exemplo, ao ministrar uma palestra - ou ainda na produção escrita de diversos gêneros, como o relatório - que tem viés expositivo e será o objeto de estudo agora.
Relatório é um gênero textual expositivo que relata sobre algo. Geralmente, tem caráter técnico, já que costuma ser utilizado em ambientes científicos, com o objetivo de organizar textualmente os processos e os resultados, por exemplo, de uma pesquisa. Ele apresenta um conjunto de informações detalhadas sobre determinado conteúdo. A linguagem utilizada é formal e denotativa.
Geralmente, um relatório apresenta:
- título;
- introdução;
- desenvolvimento;
- conclusão ou considerações finais;
- bibliografia.
Você lerá, agora, um texto que trata da oposição entre educação especial e ensino inclusivo, entendendo como cada um particulariza e de que maneira atendem aos educandos que têm necessidades especiais. A finalidade dessa leitura é que, com base nela, você redija um relatório para o dia 13/05/2020.
VOCABULÁRIO REFERENTE AO TEXTO: Educação especial ou ensino inclusivo? (texto do link)
Conceituação: definição, formulação.
Inerente: que é característica essencial de alguém ou algo.
Multifacetado: que apresenta características variadas e peculiares.
Sensorial: relativo à sensação.
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