Contar história é uma das mais antigas artes humanas e são fontes maravilhosas de experiências porque são os símbolos implícitos nos personagens, que vão atuar no inconsciente da criança. E, como arte, é necessário apresentar de forma apreciativa para que estabeleça o gosto pela leitura.
As diferenças que mostram os personagens bons e maus, poderosos e fracos, feios e bonitos facilitam a compreensão da criança em certos valores básicos no cotidiano do ser humano ou do convívio social.
As histórias desenvolvem o gosto pela leitura no momento em que a criança aprende a ouvir histórias contadas ou lidas adquirindo o hábito pela mesma e que se ampliará de acordo com o seu estágio de desenvolvimento.
Além da instrução que as histórias proporcionam elas enriquecem o vocabulário infantil, ampliam as ideias e desenvolvem a linguagem e o pensamento. A citação a seguir foi retirada da internet1:
As histórias cultivam a sensibilidade, e isso significa educar o espírito. A literatura e os contos de fadas dirigem a criança para a descoberta de sua identidade e comunicação, como também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver ainda mais o seu caráter.
Percebemos então, o quanto é importante que o professor esteja alerta aos diferentes tipos de comportamentos em relação a uma história contada como também estar preocupado com o tipo de história apresentada para cada faixa etária.
Ligiane Scotti
1Contação de Histórias. Disponível em: http://www.lendo.org/guia-definitivo-contacao-historias/
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