quarta-feira, 6 de março de 2013

Habilidade da escrita

     Segundo os PCN (BRASIL, 2001)1, o aluno, na atividade de leitura, encontra os indicadores disponíveis para descobrir o significado da escrita e poder realizá-la de duas formas: a primeira faz referência a textos como, por exemplo, as quadrinhas, parlendas e canções que, em geral, o aluno sabe de cor. A segunda, por sua vez, faz alusão a embalagens comerciais, anúncios, folhetos de propaganda e demais portadores de textos. Esses últimos permitem suposições de sentido a partir do conteúdo, da imagem ou foto. Pela marca, logotipo, elemento do texto ou do seu entorno existe a possibilidae de imaginar o que poderia estar aí escrito. 
     O professor, por sua vez, dirige a atividade, orienta e busca de fontes de consulta, propõe questões que apoiem a análise e ofereça informações específicas sempre que necessário.
     Todas as formas de escritas dos alunos devem ser exploradas com a finalidade do aprimoramento da sua aprendizagem e fazer com que o mesmo releia o seu “rascunho” também é uma forma para que o mesmo perceba os pontos a serem verificados e refeitos sendo uma ótima forma de análise da sua própria escrita.
    Pensando dessa forma o professor, em sala de aula, proporciona ao aluno o desenvolvimento da sua produção textual envolvendo o conhecimento prévio com a relação gramatical desmistificando o drama de muitos alunos em aprender e utilizar as regras gramaticais corretamente.
    A sintonia entre a leitura e a escrita precisa estar diretamente ligada a sua faixa etária para criar condições que sejam significantes para os alunos e situações que mobilizem os mesmos a realizarem as atividades propostas com entusiasmo, como também a proposta de uma tomada de decisão coletiva para a organização de um trabalho.
  Sendo assim, o professor de Língua Portuguesa precisa usar estratégias bem definidas em seus planejamentos a fim de que, as atividades sejam contempladas com entusiasmo e a construção e reconstrução do conhecimento seja sentida como uma necessidade do próprio aluno.
                                                                                Ligiane Scotti
1PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais

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