O professor, por sua vez, dirige a atividade, orienta e busca de fontes de consulta, propõe questões que apoiem a análise e ofereça informações específicas sempre que necessário.
Todas as formas de escritas dos alunos devem ser exploradas com a finalidade do aprimoramento da sua aprendizagem e fazer com que o mesmo releia o seu “rascunho” também é uma forma para que o mesmo perceba os pontos a serem verificados e refeitos sendo uma ótima forma de análise da sua própria escrita.
Pensando dessa forma o professor, em sala de aula, proporciona ao aluno o desenvolvimento da sua produção textual envolvendo o conhecimento prévio com a relação gramatical desmistificando o drama de muitos alunos em aprender e utilizar as regras gramaticais corretamente.
Pensando dessa forma o professor, em sala de aula, proporciona ao aluno o desenvolvimento da sua produção textual envolvendo o conhecimento prévio com a relação gramatical desmistificando o drama de muitos alunos em aprender e utilizar as regras gramaticais corretamente.
A sintonia entre a leitura e a escrita precisa estar diretamente ligada a sua faixa etária para criar condições que sejam significantes para os alunos e situações que mobilizem os mesmos a realizarem as atividades propostas com entusiasmo, como também a proposta de uma tomada de decisão coletiva para a organização de um trabalho.
Sendo assim, o professor de Língua Portuguesa precisa usar estratégias bem definidas em seus planejamentos a fim de que, as atividades sejam contempladas com entusiasmo e a construção e reconstrução do conhecimento seja sentida como uma necessidade do próprio aluno.
Ligiane Scotti
1PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais
Quem organiza o pensamento consegue escrever e falar bem.
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