Desde o nascimento somos cercados por ideologias que refletem e acompanham o comportamento dos nossos pais.
Ideologia é o conjunto de ideias que são difundidas entre as pessoas, em um sentido mais amplo do conceito, e como vivemos em um ambiente capitalista estamos inseridos numa ideologia dominante onde predominam os valores das classes mais fortes.
Esses valores atingem não só o cotidiano natural do ser humano, mas atingem diretamente as escolas e o professor precisa apontar questões que levem o aluno a raciocinar e ser um cidadão crítico. A crítica aqui mencionada necessita de conhecimento para a real argumentação de um aspecto abordado.
Essa crítica e a ideologia também seguida pelo professor precisa ser administrada no sentido de se oferecer uma escola de qualidade a todos os segmentos da sociedade.
O professor pode transformar ou alienar um ser em formação intelectual e é um grande desafio porque através dos seus gestos, postura e palavras que ele transmite a sua crença, o seu conhecimento e o seu ideal.
Então é necessária muita consciência para estar em uma sala de aula e fazer, de uma forma natural, que o senso de crítica desabroche.
Ouvir e filtrar as informações lançadas pela mídia também são peças fundamentais para fazer o aluno despertar para um novo olhar. Um olhar consciente e capaz de transformar o aluno em uma pessoa realista.
Caso contrário, as implicações serão inúmeras como: formarmos cidadãos ingênuos e alienados com uma postura inadequada para as exigências do cotidiano escolar e profissional.
Ligiane Scotti
Nenhum comentário:
Postar um comentário